13/10/2014

Só digo o seguinte:


... tenho MUITOS problemas com o governo Dilma e sou oposição - mas todas as coisas que odeio no governo dela são coisas que sei que o PSDB vai fazer igual ou pior, por exemplo: o tipo de postura do governo em relação ao custo humano e ambiental da Belo Monte, o descaso com a periferia, as alianças com partidos como o PMDB e os velhos coronéis da política, o nepotismo e o desvio de verbas destinadas a programas de base, o alinhamento com a crescente bancada evangélica e a falta de compromisso com a luta contra a homofobia.

Por outro lado, as coisas que considero benéficas serão certamente descontinuadas - como a política externa do Brasil, único ponto de 12 anos de governo petista que eu não tenho críticas a fazer (e não por falta de informação, ao contrário, desde que estudei ciências políticas internacionais tenho pesquisado e acompanhado a trajetória brasileira com muito interesse), o investimento em setores públicos, ESPECIALMENTE educação (área na qual trabalho), e a abordagem econômica voltada para o empoderamento das classes sociais mais marginais, que, ao meu ver, tem funcionado melhor do que as medidas austeras adotadas aqui ou em outros países próximos.

Ainda cabe aí a questão, ao comparar dois candidatos, de observar uma trajetória, e como minorias sociais tem sido tratadas por esses dois políticos e seus partidos. O partido de Dilma infelizmente amarelou e votou contra o polêmico Kit Gay.... mas o PSDB também. E, mais além, Dilma e seu partido NUNCA defenderam a diminuição da maioridade penal, por exemplo, em nenhum momento de sua trajetória política, coisa que Aécio já revelou que não abrirá mão de fazer.

Então eleger Dilma trata-se, para mim, de um voto extremamente lúcido e bem-informado. Quero mudança - mas só se for pra melhor. Votar contra o PT para colocar um partido qualquer é extremamente irresponsável, pra não dizer outra coisa. Voto no PT, voto consciente, e espero que no futuro possa ter uma oposição mais interessante e decente para disputar meu voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário