21/02/2008

Adestramento Social - "Coscobeu"



Jul 31, '07 8:20 PM

Uma coisa é certa: Rotina é um saco!

Acordar todo dia mesmo horário, pegar o mesmo ônibus, ver as mesmas caras sonolentas todos os dias é uma ferramenta de condicionamento do espírito Humano. Uma curiosidade: Você sabe como se adestra um cão? Através de repetições e recompensas, exatamente o que a sociedade faz conosco! A Repetição vem da rotina diária de acordar, trabalhar, estudar, voltar pra casa. E a recompensa vem da forma de um salário Minguado no fim do mês.

Hoje mesmo pela manhã, estava conversando no café da empresa com um colega de trabalho, e ele estava me dizendo que aos fins de semana seu passatempo favorito era Dormir. Ele chega a dispensar a namorada pra dormir mais!

Isso me fez pensar... Quanto tempo nós desperdiçamos com a desculpa de que Estamos cansados, que trabalhamos demais, etc..? Claro, nosso corpo precisa de descanso, mas, de quanto? Nem mesmo os médicos, especialistas chegaram à um consenso, e na minha opinião varia à cada pessoa. Mas mesmo assim quantos de nós não usamos essas “muletas” para disfarçar nossa própria preguiça? Ou Pior, a nossa falta de perspectivas, falta de Esperança no mundo. É como se algumas pessoas tivessem desistido do mundo, fazendo uma greve silenciosa, uma “operação tartaruga” em suas vidas. E não são pulas as pessoas que fazem isso, que entregam os pontos.

Ta certo, nem todo mundo gosta de sair de casa, mas como faz então pra ter uma vida Mentalmente saudável? Como se faz pra fugir da armadilha do senso comum, que vem pasteurizando a opinião das massas, onde todos ouvem as mesmas músicas, todos assistem os mesmos programas de TV, e onde Jovens dizem com certo orgulho que nunca leram um livro, por que é chato, ou se leram, não passaram de algum livrinho da moda sobre um cachorrinho e seu dono, ou sobre monges, queijos ou alguma coisa do Paulo Coelho?

Será tão complicado assim ter uma opinião formada por si mesmo, e não pelo senso comum, e ao mesmo tempo “ser uma metamorfose ambulante” como dizia Raul?

Eu estou tentando.. e você?

Claudio “Coscobeu” Oliveira

Coscobeu é um semi-revolucionário ex-ultrajovem, gostava do Xou da Xuxa, mas só por causa das Pernocas da Apresentadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário