O terceiro álbum de estúdio, “Led Zeppelin III”, lançado em 1970, foi escrito em uma cabana no País de Gales chamada Bron-Yr-Aur, onde não havia água encanada nem energia elétrica e, por conta disso, o disco possui mais faixas acústicas do que os anteriores. Era o momento em que a banda se encontrava mais influenciada pelo folk e pela música tradicional [duas canções tradicionais integram a obra: “Gallows Pole” e “Hats off to (Roy) Harper”], mas, ainda assim, estão presentes músicas mais pesadas, mantendo as características que consagraram o grupo. A canção “Bron-Y-Aur Stomp” é em homenagem a este lugar. Não, eu não escrevi errado: a cabana se chama Bron-Yr-Aur, mas no título da música falta um “R” depois do “Y”. Se a própria banda escreveu errado, quem sou eu para corrigir?
O quarto disco de estúdio, “Led Zeppelin IV”, lançado em 1971, foi sem dúvida o maior sucesso da banda e um dos grandes clássicos da história do rock. Na verdade, o álbum não possui título oficial, pois nem mesmo o nome da banda está presente em sua capa. Alguns se referem a ele como “Quatro Símbolos”, pois estão presentes em sua arte quatro símbolos que representam cada um dos integrantes. Os clássicos "Rock and Roll" e "Stairway to Heaven" pertencem a este álbum. Para quem não entendeu a tirinha: a Inglaterra é um país famoso pelos "círculos ingleses", marcas estranhas que surgem em plantações e ninguém sabe explicar de onde vieram. Muitos atribuem tais desenhos a seres do espaço e discos voadores.
“Physical Graffiti” é um excelente álbum duplo lançado em 1975 e o sexto trabalho de estúdio da banda. Foi o primeiro a ser lançado pela gravadora do grupo, a Swan Song. As gravações ocorreram durante quatro anos em diferentes estúdios, e isso pode ser notado pela canção “Houses of the Holy”, que havia batizado o disco anterior, mesmo sem integrá-lo. Com grandes influências do rock progressivo, a obra fez grande sucesso e recolocou todos os trabalhos anteriores do Led Zeppelin na lista dos mais ouvidos.
“In Through the Out Door” é o oitavo álbum de estúdio da banda, gravado durante três semanas no final de 1978 e lançado pela Swan Song no ano seguinte. Foi um período bastante difícil para Robert Plant, já que seu filho, Karac, de apenas 5 anos de idade, havia falecido em 1977 de uma infecção no estômago. A belíssima “All My Love” é dedicada a ele. O disco fez bastante sucesso em relação ao seu antecessor, porém foi o último com os quatro músicos reunidos: no ano seguinte, morre o lendário John Bonham, colocando fim ao legado do LED ZEPPELIN e deixando milhões de fãs órfãos de seu rock and roll primoroso. Bonham faleceu asfixiado em seu próprio vômito, após beber “apenas” 40 doses de vodka na noite anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário