O que você faria caso alguém escrevesse um livro (que virou filme) lhe acusando de antissocial, mimado e traidor? Encomendaria um outro para limpar a sua barra, não?
Pois bem, “O Efeito Facebook” (editora Intrínseca, 392 páginas, R$ 39,90) não foi encomendado por Mark Zuckerberg, o criador e atual CEO da maior rede social da atualidade, mas é mais ou menos isso o que o livro se propõe depois do acusatório “Bilionários por Acaso”, de Ben Mezrich, que deu origem ao filme “A Rede Social” (2010).
No livro, o ex-editor da revista Fortune, David Kirkpatrick, constrói sua narrativa a partir de depoimentos de pessoas ligadas a Zuckerberg, sejam ex ou atuais funcionários da empresa.
Em “Bilionários por Acaso”, o principal depoimento é o do confundador afastado da empresa, o brasileiro Eduardo Saverin.
Além disso, Kirkpatrick aborda como o Facebook tem contribuído para mudar a forma como as pessoas se relacionam no mundo online e real, inclusive, como ferramenta de mobilização política e social – vide a atual crise no Egito.
O livro aborda ainda a cronologia de investimentos do Facebook, além de trazer um álbum de fotos com a equipe do site em seus primórdios.
Para quem acha que “Bilionários por Acaso” pegou pesado demais com Zuckerberg, vale a pena ler esse “O Efeito Facebook”. Afinal, sempre é preciso ouvir o outro lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário