21/02/2008

Sam é mesmo surpreendente...



Jan 29, '08 4:48 PM

Ontem informamos a Samuel que Paê tinha sido demitido. Estávamos muito chateados. Ele ficou nos observando e logo disse: "Pronto! Agora podemos voltar prá Recife. A gente só veio mesmo prá cá prá papai trabalhar prá João Lyra." Daí explicamos que achávamos que não íamos voltar de vez prá lá, que Paê estava vendo outro emprego por aqui mesmo. Então ele ficou pensativo.

Engraçado como uma criaturinha deste tamanho já reflete sobre assuntos tão sérios. Passou o resto da noite, vindo até a sala de vez em quando, dando abraços no pai, sem fazer a chateação costumeira de não deixá-lo ver TV e sem chamá-lo prá jogar videogame (como ele faz todo dia). Sam estava especialmente diferente ontem a noite.

Paê se deitou logo cedo e Sam também o deixou em paz. Sempre que o pai se deita mais cedo, é uma agonia. Samuel vai lá prá cama, sobe em cima do pai, joga travesseiros nele e não o deixa quieto. Ontem ele respeitou o silêncio do pai. Sem ninguém ter pedido nada.

Quando fui colocar ele prá dormir conversamos muito e ele saiu com esta: "Mãe, por que não vamos embora mesmo prá Recife?". Expliquei tudo com mais calma, que lá a vida está muito mais difícil, que nos anos que passamos lá, o pai dele não tinha conseguido um emprego e que a gente tinha esperança de conseguir algo melhor por aqui. E ele comentou: "É que aqui somos uma família pequena e solitária. Que a gente não pode ver as pessoas que a gente gosta sempre que quer. E lá somos uma grande família que está sempre se vendo e se divertindo."

"Mas Sam, lá a gente não vai ter dinheiro prá fazer as coisas que a gente tanto gosta, como passear, lanchar no Mc'Donalds, comprar os brinquedos legais que você pede..." Ele logo me interrompeu: "Mãe, já tenho muitos brinquedos, posso ficar muito tempo sem ganhar novos que os meus são suficientes. Tenho um dinheirinho no meu cofre que se tiver muuuita vontade de comprar algum uso ele." Não tive mais argumentos...

Elga

Um comentário:

  1. Lindo e emocionante, eles realmente entendem muito mais do que imaginamos!
    Juli

    ResponderExcluir