21/02/2008

A maior invenção da humanidade

Mar 22, '07 9:30 AM

Tenho um amigo cujo finado avô achava que a maior invenção da humanidade era o abridor de latas elétrico. Eu nunca cogitei a possibilidade de dar o prêmio nobel de invenção ao cara que gerou um produto da GE tão prosaico. Mas foi um belo exercício pensar nisso mesmo porque o avô era um médico muito inteligente e conceituado, respeitadíssimo pelos colegas, pacientes. Se esse cara dizia isso a hipótese merecia pelo menos uma consideraçãozinha. Isso aconteceu quando eu tinha 15 anos e era tabacudo.

O tempo passou e de repente me lembrei dessa história. Qual é seria a maior invenção da humanidade agora sob a ótica de um tabacudo de 41 anos ? (não confunda com "O Virgem de 40 anos" ... o sentido aqui para "tabacudo" é metafórico).

Pensei comigo e elegi a Matemática.

Que invenção interessante. Toda a matemática e começar pelos números e chegando as topologias (nunca entendi topologia matemática). Matemática serve para tanta coisa e é uma bolação 100% humana. Nem mesmo a fala e a comunicação é exclusividade de nossa espécie. Outros animais conseguem se "falar". Mas acho que matemática só nós mesmos.

Outra coisa que me faz achar que a Matemática é a melhor invenção é que ela é fruto de um processo mental artificial. A fala evolui de forma natural, induzida por instintos animais. Matemática não. É coisa para se inventar primeiro e descobrir a utilidade depois. As vezes muuuuuuito tempo depois, como é o caso da série de Fibonacci que só teve aplicação prática mais de 200 anos depois de inventada. Penso em quanta coisa que os matemáticos estão inventando hoje em dia que a gente só vai poder aplicar depois de velho.

Infelizmente, a maior invenção é meio que incompreendida porque é ensinada de forma errada. Conheço tanta gente que odeia a Matemática. Realmente, do jeito que é apresentada sem graça num tem quem goste. Mas peço sempre para os meus filhotes darem uma chance. Um caminho legal são aqueles pequenos truques que de vez em quando aparecem (apareciam) aqui na lista.

Mãe de um monte de ciências, inclusive a estatística, a computação, filhas puras, a Matemática ainda ajuda em praticamente todas as outras ciências. Em algumas é fundamental e essencial. Em outras dá só uma ajudinha. Em todas ela está presente. Matemática serve até para criar artisticamente, quem diria! Considerando que Matemática é uma abstração completa com tantas aplicações práticas, meu voto é por ela.

Quem chegou perto foi o controle remoto sem fio para tv's e aquela pílula que acaba com TPM. Quem sabe, quando eu for avô, eu mude de idéia.

Bokomoko

Nenhum comentário:

Postar um comentário