11/10/2016

O RECIFE DOS MEUS OLHOS - Samuel Dantas Nascimento

Recife é uma cidade que vem em dobro. Tão ruim quanto boa, tão feia como linda, tão pequena e tão grande. Diariamente, é difícil observar toda essa dualidade, mas ela sempre está presente nas entrelinhas de tudo que compõe este complicado aglomerado de pessoas chamado Recife.

Um dos melhores lugares para se ficar nessa capital é o famoso Recife Antigo. Sendo um grande apreciador do local, posso dizer que os defeitos e as qualidades se equilibram perfeitamente. Acho incrível como os monumentos históricos e cheiro insuportável de urina combinam perfeitamente com o clima do ambiente.

Até os seus habitantes servem como reflexo dessa bivalência regional. Quando aparecem, na TV ou em manifestações, sempre falam como eles valorizam a cidade e querem preserva-la, mas observando na rua todo o lixo e a depravação de monumentos culturais, a indecisão do povo fica ainda mais evidente. Afinal, a culpa de todas essas dificuldades é realmente só do governo?

A dúvida da população acaba sendo a mais prejudicial, pois ela traz consigo um tom de desonestidade e má vontade, já que ela demonstra quão longe a população Recifense consegue ir pela sua cidade e que apesar de todos dizerem que tem orgulho de sua nação, poucos agem assim como dizem.
 
Então, apesar dessa bipolaridade, esta cidade continua sendo um grandiosíssimo patrimônio cultural e sua preservação é algo indispensável. E para a esperança de um melhor futuro, eu digo que a imagem da capital é refletida pelo rio que a atravessa, a nossa imagem está marrom e turva.

Samuel Dantas Nascimento
 
E eu comecei esse blog por causa da chegada dele em nossas vidas...